
VÍNCULO 1679 – No dia 26 de fevereiro, às 18h, a AFBNDES apresenta o espetáculo “Macacos”, estrelado pelo ator, diretor e dramaturgo Clayton Nascimento. A sessão será no Teatro Arino Ramos, com entrada gratuita. Em breve, divulgaremos mais informações sobre os ingressos.
A montagem é um solo cênico que traz ao palco apenas o ator e um batom como elementos centrais para abordar a urgência das questões raciais no Brasil. A narrativa parte do relato de um homem negro que busca compreender o racismo presente em seu cotidiano, conectando experiências pessoais a episódios da história do país.
O espetáculo discute a estrutura do racismo e o apagamento das memórias e ancestralidades negras, refletindo sobre o uso do termo que dá nome à obra — considerado um dos insultos raciais mais recorrentes no mundo. A peça percorre acontecimentos históricos desde o período colonial até relatos contemporâneos, incluindo estatísticas e histórias de mães e famílias de jovens negros presos ou mortos pela violência policial.
“Macacos” estreou em 2015 como uma cena curta no Festival de Teatro “Niterói em Cena”, e já passou por diversas cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza, Recife, Brasília e Manaus, chegando a São Paulo em 2020, tornando-se uma das obras contemporâneas mais aclamadas, atestado inclusive pela atriz Fernanda Montenegro.
Clayton Nascimento, criador e intérprete do espetáculo, que lhe rendeu prêmios, como o Shell de Teatro e o APCA de Melhor Ator em 2023. Professor, diretor e dramaturgo, ele também atua em produções para televisão e cinema, além de integrar projetos de preparação de elenco e direção teatral.
Essa será a última apresentação antes do espetáculo entrar em turnê pela América Latina e Europa. Imperdível para os que apreciam uma boa peça teatral com conteúdo estético e filosófico, denunciando o racismo estrutural, questão a ser debatida e combatida por toda a sociedade.
Mais informações: https://www.instagram.com/macacosespetaculo/
