
A 23ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que este ano acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, terá nomes conhecidos do público e também temas políticos nas 20 mesas que compõem sua programação principal. A AFBNDES estará presente na Festa apoiando a Casa Queer e a Casa Poéticas Negras – espaços relevantes para a discussão de temas relacionados à comunidade LGBTQIAPN+, à luta contra o racismo e à promoção da igualdade racial.
O músico e poeta Arnaldo Antunes conduz a mesa de abertura da Flip sobre a obra de Paulo Leminski, autor homenageado no evento. O cantor, rapper e escritor Gaël Faye, do Burundi, que já esteve na Flip em 2019, desta vez participa de debate sobre imigração ao lado do autor marfinense GauZ’.
Estão confirmados nomes como o do autor italiano Sandro Veronesi, de “O Colibri” (Autêntica Contemporânea, 2024) e “Setembro Negro” (idem, 2025), o da jornalista e escritora espanhola Rosa Montero, de “A Louca da Casa” (Todavia, 2024) e “O Perigo de Estar Lúcida” (idem, 2023), e da quadrinista sueca Liv Strömquist, de “A Astrologia” (Quadrinhos na Cia., 2025) e “Na Sala dos Espelhos” (idem, 2023).
O evento também vai contar com as mexicanas Dahlia de la Cerda (“Cadelas de Aluguel”) e Cristina Rivera Garza (“O Invencível Verão de Liliana”), a argentina Dolores Reyes (“Cometerra”), a chilena Alia Trabucco Zerán (“As Homicidas”) e o humorista português Ricardo Araújo Pereira (“Coisa que Não Edifica Nem Destrói).
Confira a programação completa, aqui.
