VÍNCULO 1662 – A Comissão LGBTQIAPN+ da AFBNDES acaba de criar um grupo de acolhimento para trabalhadores e trabalhadoras do Banco que tenham necessidade de compartilhar vivências e receber auxílio sobre situações pessoais ou familiares relacionadas à temática.
“Sabemos que muitas vezes é difícil ter acesso a pessoas dispostas a conversar e com experiência nos conflitos que atingem a nossa população. Por isso, o grupo de acolhimento nasce com o objetivo de nos colocarmos disponíveis para auxiliar e acolher pessoas que tenham sofrido ou presenciado alguma situação de LGBTfobia, dentro ou fora do ambiente de trabalho. Podemos dar orientações sobre os caminhos institucionais para denúncias, se for o caso, e esclarecer sobre como o Banco pode proteger quem esteja enfrentando ou tenha enfrentado qualquer constrangimento por ser LGBTQIAPN+”, informam os integrantes da Comissão.
Segundo eles, não se trata de consulta profissional, “mas de um bate-papo que, nos casos de assédio, pode dar orientação e, nos casos de compartilhamento de vivências pessoais, ajuda a lidar com as particularidades do que é ser LGBTQIAPN+ ou parente de uma pessoa LGBTQIAPN+”.
“É sempre importante, nesses casos, sabermos que não estamos sós e que, em maior ou menor grau, as nossas histórias também são compartilhadas por outras pessoas, às vezes colegas de trabalho. Teremos muito boa vontade para marcarmos um encontro caso precisem ou desejem, garantindo, é claro, que as conversas sejam sigilosas”, ressaltam.
Os interessados podem entrar em contato com Diogo Matos (21 98567-7467), Istvan Bacsa (21 98050-2037) ou Vinícius Vicente (21 98329-6733).
