
VÍNCULO 1665 – O Festival do Livro do Rio de Janeiro (FLIV-Rio) chega à 4ª edição de hoje a sábado (25) no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio), situado à Rua Morais e Silva 94 – Maracanã, com entrada franca. Este ano, o evento fará uma homenagem especial a José Mujica (foto), ex-presidente do Uruguai e símbolo mundial de ética, simplicidade e compromisso com a justiça social.
Durante os três dias, haverá lançamentos de livros, debates, rodas de conversa, cine debate e muita cultura. Os livros serão vendidos com até 30% de desconto e nomes consagrados da literatura progressista estão confirmados, entre eles, o escritor e teólogo Frei Betto, o sociólogo Jessé Souza, o geógrafo e professor Elias Jabbour, o padre Júlio Lancellotti e o escritor e professor João Cézar de Castro Rocha.
O festival amplia a visibilidade de editoras independentes e de grandes selos ao oferecer ao público acesso a títulos com desconto e que, muitas vezes, não chegam ao circuito editorial tradicional.
Estão confirmadas outras atrações. O tradicional Mercado do Sebo, que é sempre concorrido pela troca de quilos de livros por alimentos que serão doados às crianças em tratamento no Hospital Grafrée Guinle. O “Ler pra Crer”, ação voltada a estudantes do ensino médio estimulados a ler um livro indicado na bibliografia do concurso e produzir uma apresentação criativa, com premiação garantida para os três primeiros lugares. Pela primeira vez haverá um espaço lúdico para a criançada, com entrega de brindes, vários livros e diversão.
Cinema, teatro e samba
Além de lançamentos de livros e rodas de conversa, o FLIV-Rio terá um espaço dedicado ao cinema. O Cine Debate do festival apresentará o documentário: “Fé e Política”. A exibição será dia 23/10, às 18h, seguida de debate com o teólogo Frei Betto e as jornalistas Isabelle Gomes e Isabel Correa.
O teatro também estará presente. O grupo “Militantes em Cena”, sucesso na edição anterior, vai repetir a dose com a peça: “Marx baixou em Mim”, dia 23, às 17h. Os jovens também terão espaço no Festival com batalha de slam no sábado, 24, às 17h30. A performance será poética e o microfone aberto.
Ao final da sexta e do sábado, haverá apresentação musical com o grupo feminino “Abyás do Samba”. Na sexta, até às 22h e no sábado até às 20h. O bar “Borogodó” terá cardápio elaborado para o evento, como o arroz de Puta Rica e o Feijão de Corda no Pescoço.
Confira a programação completa do Festival no site do evento: www.flivrio.org.br
