
VÍNCULO 1643 – A exposição Afro-brasilidade, uma homenagem a dois Valentins e a um Emanoel, que está em cartaz na FGV Arte, é uma celebração da arte afro-brasileira e de sua diversidade cultural. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães, a mostra apresenta mais de 300 obras, incluindo pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentos históricos.
A exposição evidencia a pluralidade da produção artística afrodescendente, destacando tanto nomes clássicos, como Aleijadinho, Mestre Valentim e Mestre Athaíde, quanto artistas contemporâneos como Rosana Paulino, Felippe Sabino e Lucia Laguna.
A literatura brasileira também tem destaque na mostra. Além de uma dupla de obras dedicadas a Machado de Assis, composta por um retrato e um manuscrito, a escritora Carolina Maria de Jesus tem seu conhecido diálogo com Clarice Lispector, retratado por Paulo Mendes Campos, reproduzido em uma parede inteira.
A exposição também resgata artistas historicamente marginalizados no circuito artístico. Um dos destaques é a tela inédita da artista gaúcha Maria Lídia Magliani, My baby just cares for you, nunca antes exposta ao público.
Serviço – A FGV Arte fica na Praia de Botafogo 190, Botafogo. A visitação é de terça a sexta-feira, das 10 às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.