
VÍNCULO 1645 – O Museu de Arte do Rio (MAR) inaugurou sua principal exposição do ano: Nossa Vida Bantu, uma mostra que lança luz sobre a influência dos povos de origem bantu na formação da cultura brasileira e na construção da identidade nacional.
A mostra revela como os povos de diferentes países africanos, reunidos sob o termo linguístico “bantu”, contribuíram de forma profunda para diversos aspectos da vida no Brasil. Termos populares como “dengo”, “muvuca”, “caçula”, “farofa”, além de manifestações culturais como congadas, folias e saberes ancestrais, da metalurgia ao trabalho com couro, fazem parte desse legado.
Dividida em duas galerias, a mostra reúne mais de 50 obras de 20 artistas do Brasil, de países africanos, além de representantes do Uruguai e de Cuba, nações que, assim como o Brasil, também foram impactadas pela diáspora africana. Fotografias, vídeos, instalações, esculturas, pinturas, textos e paisagens sonoras compõem a experiência, oferecendo uma imersão sensível e profunda na história e na resistência bantu.
Serviço – Nossa Vida Bantu está em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá 5, Centro. Visitação das 11h às 18h (última entrada às 17h). Fechado às quartas-feiras. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).