Uma data para conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros.
Há 34 anos, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). Desde então, o termo “homossexualismo”, anteriormente empregado pela comunidade científica, passou a ser considerado inadequado, tendo sido substituído por “homossexualidade”. A adoção do sufixo “dade” (que remete a condição), ao invés do antigo sufíxo “ismo” (denotando doença ou algo que possa ser tratado), foi um importante passo para inibir a discriminação contra a população LGBTQIAPN+.
Desde então, a data é lembrada como o Dia Internacional Contra a LGBTfobia, o qual tem por objetivo promover ações de combate ao preconceito, violência e discriminação contra pessoas LGBTQIA+ e conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, em prol da diversidade humana.
A página Diversidade LGBTQIAPN+ foi atualizada com mais informações sobre a data e algumas notícias relevantes (e tristes):
● De toda cor: Rito acelerado beneficia refugiados LGBTQIA+
● De toda cor: 0,38% dos postos de trabalho no país são ocupados por pessoas trans, revela estudo
● De toda cor: A cada 38 horas, uma pessoa LGBTQIA+ morre no Brasil
Convidamos todos para conhecerem a página do nosso grupo. E, aqueles que já a seguem, acompanhem suas atualizações e compartilhem com os colegas.