A AFBNDES encaminhou carta ao superintendente da APEC, Rodrigo de Aquino, na segunda-feira (10), solicitando a marcação de reunião para tratar da negociação do Acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados de 2021 e do quadro de avisos enviado pela administração, em 31/03/2021, envolvendo mudanças no programa de PLR do Sistema BNDES. Confira o conteúdo da carta, que ainda não foi respondida pela administração do Banco:
“Ilmo. Senhor
Rodrigo Donato de Aquino.
Superintendente da Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional (APEC) – BNDES
Prezado senhor,
O Acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados de 2020 foi aprovado em 22 de dezembro do ano passado, após o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho. No dia da votação, a Comissão dos Empregados divulgou comunicado pleiteando à diretoria e à superintendência da APEC que fosse organizado um calendário de discussões sobre a PLR de 2021, de forma que todas as questões relacionadas ao tema pudessem ser debatidas de forma adequada, como exige um programa estratégico para as Empresas do Sistema BNDES e fundamental para o corpo funcional benedense (VÍNCULO 1422, de 23/12/2021).
O que se buscava era evitar o retardamento da negociação do Acordo da PLR de 2021, dado o prejuízo que isso acarretaria aos propósitos do programa. Assim, a negociação de 2021 deveria ser antecipada, na medida do possível, de maneira a propiciar um debate transparente e democrático envolvendo todos os empregados do Sistema BNDES. Entretanto, já estamos na segunda semana de maio e essas discussões não tiveram início.
Por outro lado, quadro de avisos da administração de 31/03/2021 trouxe proposta envolvendo diversas mudanças no programa da PLR. Em função disso, solicitamos uma reunião para esclarecimentos do que se tratam e como se dariam tais modificações.
Sabemos que, por conta de ainda não haver manifestação da SEST a respeito, a empresa tenha dificuldade de iniciar a negociação propriamente dita, mas isso não a impede de passar mais dados sobre essas mudanças, que foram informados de forma precária no quadro de avisos em questão.
Sem mais para o momento e aguardando a marcação dessa reunião, subscrevemo-nos,
Atenciosamente
Arthur Koblitz
Presidente da AFBNDES