VÍNCULO 1536 – A Comissão Específica de Raça/Etnia da AFBNDES organizou na manhã da última terça-feira (3) uma visita guiada ao Circuito Histórico da Pequena África, situado na Zona Portuária do Rio, com a participação de 30 pessoas, incluído a vice-presidente da AFBNDES, Pauline Oliveira, as diretoras do BNDES Helena Tenório, Tereza Campello e Natália Dias, o diretor Walter Baère, e técnicos, executivos e diretores do Banco envolvidos no projeto de criação do Museu do Valongo e no processo de fortalecimento da região.
O grupo percorreu alguns dos dez de pontos de memória da chegada dos negros escravizados ao Brasi: o Largo da Prainha, o Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo, que foi construído pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX para abrigar a Casa da Guarda, o Cemitério dos Pretos Novos, onde foram enterrados de 20 a 30 mil homens e mulheres que não sobreviveram à viagem forçada, as Docas Dom Pedro II (onde será construído o novo museu), o Cais do Valongo e a região onde ocorreu a Revolta da Vacina.
A Comissão Específica de Raça/Etnia da AFBNDES está organizando outro encontro com data prevista para 3 de junho, às 9h30, com valor de R$ 55,00 (incluindo o pagamento do guia e a entrada do Instituto dos Novos Pretos). Serão abertas 30 vagas para associados, benedenses e familiares. Mais informações com Estela do Espirito Santo (emell@bndes.gov.br) e Deborah Passos (deborah.passos@bndes.gov.br).
Esse é o segundo passeio com a participação da Comissão Específica de Raça/Etnia da AFBNDES. Confira aqui como foi primeiro encontro realizado em 25 de março.