
VÍNCULO 1629 – O diretor-superintendente da FAPES, Carlos Frederico Rangel, foi reeleito para mais um mandato como membro do Comitê de Ética da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) – triênio de 2025 a 2027. Sua indicação foi referendada no dia 30 de janeiro pela Assembleia Geral Extraordinária, órgão deliberativo máximo da associação, a quem estão subordinados este Comitê e, também, os Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Diretoria Integrada do Sistema. O novo mandato significa uma continuidade do trabalho, já que desde 2023 o diretor atua ao lado de outros seis membros neste colegiado, no qual participou ativamente da atualização do Código de Ética do sistema, veja aqui.
“A importância da ética e da integridade é essencial para organizações sem fins lucrativos, como as EFPCs. Lidamos com um grande volume de recursos e informações de patrocinadores e participantes, o que exige de nós um firme compromisso com a transparência, integridade e responsabilidade social. Nossas ações e decisões têm impacto direto sobre o futuro das pessoas, que depositam em nós, ao longo de décadas, a expectativa de melhor renda e qualidade de vida para quando se aposentarem”, afirmou o diretor-superintendente da Fundação, de acordo com o site da Fundação.
A própria Fundação atualizou em 2024 seu Código de Ética e Conduta, que abrange colaboradores e dirigentes, e mantém um Código de Ética específico para fornecedores. “Não há como se promover evolução sem o pilar de confiança e nós enxergamos os temas da ética e da integridade na governança como componentes imprescindíveis. A ética está presente no DNA da FAPES”, completou Rangel.