Skip to content Skip to footer

Diretoras da AFBNDES dão entrevista à Rádio Manchete sobre participação na Flip 2026

VÍNCULO 1702 – A 1ª vice-presidente da AFBNDES, Roberta Azevedo, e a diretora de Diversidade e Inclusão, Rosana Nascimento, deram entrevista ao vivo na manhã desta quinta-feira (30) à jornalista Cláudia Jones, que comanda o programa Café da Manhã, da Rádio Manchete Rio 96.1 FM.

As diretoras detalharam a atuação da Associação na defesa dos direitos e interesses dos empregados(as) e aposentados(as) do BNDES e seu compromisso com a promoção da diversidade, da inclusão e do acesso à cultura como elemento transformador.

A vice-presidente enfatizou o processo que mobiliza a Associação no momento, objetivando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho no BNDES, com reivindicações construídas de forma participativa, e as estruturas de lazer da Associação.

Roberta e Rosana falaram da presença da entidade na Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2026, realizada de 22 a 26 de julho, apoiando a Casa Poéticas Negras e a Casa Queer.

Um dos destaques da programação da Casa Poéticas Negras foi a participação do benedense Nathan Santos, integrante da Comissão de Raça e Etnia da AFBNDES, na mesa “A Cor das Oportunidades: raça, pertencimento e mobilidade no mundo contemporâneo”.

Durante a FLIP, circulou na Casa Queer uma publicação especial com artigo assinado pela AFBNDES apresentando a trajetória e a evolução das Comissões de Diversidade e Inclusão apoiadas pela Associação e destacando sua contribuição para a construção de um ambiente mais plural, representativo e acolhedor no BNDES.

Falando do evento, Rosana disse que ficou feliz por ver que a cada ano há mais mesas na Flip “tratando de assuntos que nos importam, que nos movem na Associação, por meio da diretoria de Diversidade e Inclusão e das comissões”.

“A gente ouviu muito sobre reparação histórica, periferias, sobre como a cultura é essa ferramenta que leva a discussões relacionadas ao que a gente vê acontecendo nesse mundo contemporâneo, de instabilidade política, de crises, de guerras, de violência, assim como de questões que a gente defende como o combate à violência de gênero”, destacou a diretora.

“Houve a participação da ministra Cármen Lúcia, da filósofa Angela Davis. E elas estavam falando sobre coisas que a gente também acredita. Estar na Flip, levar o assunto desenvolvimento econômico e social com inclusão nesse ambiente, nos alegrou muito”, ressaltou.

Rosana e Roberta destacaram a mesa que contou com a participação do colega Natan Santos, quando foi discutida as temáticas do pertencimento e da mobilidade. “Como é importante haver diversidade em espaços de poder e decisão, e especialmente ali a gente estava falando de pessoas negras”, ressaltou Rosana.

“Convidamos algumas pessoas para conversar com o Nathan: a Talita Matos, que é especialista em diversidade e inclusão, e a Ediane Ribeiro, psicóloga especializada em trauma. Então a conversa rolou muito no sentido de como eu me cuido individualmente, mas como também penso no coletivo, o quanto os traumas que o racismo traz drenam nossa energia. E essa energia poderia estar sendo posta na criatividade, no propósito do trabalho. Foi uma conversa muito boa, quase uma sessão de terapia”, ilustrou a diretora da Associação.

Trecho da entrevista está publicado no Instagram da AFBNDES: https://www.instagram.com/p/Dba5MafxRJ9/

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES