Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Em matéria da FAPES, o uso do celular e o risco de acidentes

VÍNCULO 1591 – No âmbito do Abril Verde, Mês da Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho, a FAPES, com total apoio da CIPA-BNDES, publicou em seu site nesta quinta-feira (25) matéria sobre o risco de acidentes e possíveis agravos à saúde em virtude do uso inapropriado do celular. “Diante dos numerosos recursos e possibilidades, devemos nos atentar para o momento em que estamos utilizando o aparelho, pois diversos aplicativos têm a finalidade não só de entreter, mas também de prender a atenção do usuário”, destaca a Fundação.

“Apenas um em cada cinco brasileiros admite que usa o celular enquanto dirige. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que este percentual é ainda maior, aproximando-se a 80%. Devido a esse comportamento, é registrado mundialmente, aproximadamente, 1,3 milhão acidentes anualmente”, ressalta a matéria.

Caminhar utilizando o celular também envolve riscos. “Ao desviar a atenção para o aparelho, estamos suscetíveis a alguns riscos, como não observarmos outros pedestres, o semáforo, o trânsito ou o sentido da via. Essa distração eleva exponencialmente o risco de sofrer um atropelamento, esbarrar em outra pessoa ou objeto, cair ou tropeçar em um desnível”, enfatiza a FAPES. 

“No ambiente de trabalho, o uso excessivo de celular desvia a atenção das atividades a serem desenvolvidas, ocasionando baixa no desempenho do trabalhador, além de ser um risco iminente de acidentes”, chama a atenção a entidade.

Outros problemas acarretados pelo uso excessivo do celular são questões osteomusculares por má postura, problema de visão e compulsão. Casos mais graves dão indício de nomofobia (do inglês no mobile phobia), ou seja, medo de ficar sem o celular. A saúde mental pode ser significativamente afetada pelo uso excessivo dos smartphones, podendo ocasionar depressão, ansiedade, falta de concentração, isolamento social, estresse e transtornos cognitivos e psiquiátricos. 

Dicas para o dia a dia 

A mudança de hábitos pode prevenir acidentes e melhorar a qualidade de vida. Saber otimizar o melhor momento e o tempo do uso do celular é importante. 

– Celular x direção não combinam. Foque no trânsito! 

– Caminhar x Celular = queda ou acidente.

– Ao usar celular, levante-o na altura dos olhos. Suas articulações agradecem com uma postura adequada.

– Usar o celular em escadas aumenta o risco de quedas. Fique atento!

– Atenção ao fotografar em locais altos ou sem segurança.

– O brilho excessivo no celular pode prejudicar a visão.

– Determine horários para verificar e-mails e redes sociais. 

– No trabalho, celular sempre no silencioso. Compartilhe momentos reais e não virtuais. 

– Caminhe sempre na calçada, observe o trajeto e respeite as regras de trânsito e sinalização para pedestres. 

Confira a matéria completa aqui.


Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×