
VÍNCULO 1615 – A FAPES alerta para as campanhas Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, e Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.
O objetivo é promover o autocuidado e a importância do acompanhamento médico regular, além de conscientizar sobre a necessidade de realizar exames preventivos para o rastreamento do câncer.
Outubro Rosa: Cuidando da Saúde da Mulher
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce são fundamentais para a redução dos casos da mortalidade por este tumor maligno.
Na prevenção primária do câncer de mama busca-se estimular a promoção de fatores de proteção para a doença. Segundo o INCA, “entre os fatores protetivos temos: a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas e promover a amamentação.”.
Outra estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento através do exame ginecológico anual e a realização da mamografia a partir dos 40 anos, conforme indicação médica. Este ano, 60% das beneficiárias com 40 anos ou mais já realizaram o exame.
O câncer de colo uterino é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18. Uma das maneiras de prevenção é a vacinação contra o HPV, que protege contra os subtipos oncogênicos 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, segundo fontes do INCA.
A recomendação atual é de dose única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. A recomendação pode ser estendida até os 45 anos.
A realização do exame de Papanicolau na consulta com o ginecologista também faz parte da detecção precoce e cuidados, e está indicado para todas as mulheres entre 25 e 64 anos. Procure realizar seu exame de rastreio para câncer de colo uterino. Neste ano, somente 44% das beneficiárias possuem o exame cadastrado na rede como tendo sido realizado.
Novembro Azul: Atenção à Saúde do Homem
Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. É a segunda causa de óbito por câncer em homens no Brasil.
É de extrema importância a visita ao médico generalista para identificar fatores de risco e história familiar para o desenvolvimento deste câncer e assim buscar estratégias de prevenção e promoção de saúde.
Conforme descrito no site do INCA, “os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, o qual é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína no sangue podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata”.
Vale enfatizar que a realização do exame de PSA isoladamente, sem avaliação médica e orientação da mudança dos hábitos relacionados aos fatores de risco não constitui a melhor estratégia de rastreio.
Desta forma, a orientação é a busca de hábitos saudáveis, com dieta balanceada, controle adequado de peso, realização de atividade física regular, evitar o consumo de álcool e qualquer tipo de tabagismo.
Fonte: FAPES