Skip to content Skip to footer

Incorporação de função: corpo funcional dá voto de confiança à Administração do BNDES

VÍNCULO 1666 – Dando um voto de confiança à Diretoria do BNDES, os associados aprovaram por maioria dos votos (334 no total), em Assembleia Geral Extraordinária da AFBNDES realizada nos dias 21 e 22 de outubro, a opção 1 da célula de votação online, que trazia o seguinte posicionamento e contava com indicação de voto explicitada por diretores da Associação:

– Concordância dos associados com o prazo de 30 dias pedido pelo BNDES na audiência de 07/10/2025 no CEJUSC – órgão de mediação e conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, que tem tratado do pleito que envolve a incorporação de função no BNDES – para que o Banco providencie diligências em busca de uma proposta de acordo sobre o tema. Caberá à AFBNDES peticionar para a designação de nova audiência logo após esse prazo.

A opção 2 (“Pedir a imediata retomada do julgamento dos recursos, encerrando-se, assim, o atual procedimento de mediação”) obteve 112 votos; sendo ainda contabilizadas quatro abstenções.

A AGE contou com 450 votos válidos. Estavam aptos a votar associados admitidos no Sistema BNDES até a reforma trabalhista de 2017, com contrato de trabalho ativo.

A Assembleia teve abertura com uma live por meio da plataforma Zoom para a apresentação das propostas e esclarecimento de dúvidas. A votação foi realizada das 19h do dia 21 de outubro às 17h do dia 22.

Durante a live, foi destacado o posicionamento da Administração do BNDES após a audiência de 07/10/2025 no CEJUSC. No encontro com diretores da AFBNDES, foi ressaltado o bom relacionamento do Banco com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e com a Advocacia Geral da União (AGU). E a Administração se comprometeu não apenas a defender a proposta sugerida pela desembargadora mediadora, como também a intensificar os esforços para obter as anuências necessárias à formalização de um acordo sobre o tema.

O voto de confiança foi dado pelo corpo funcional benedense. E a AFBNDES está a postos para negociar. É fundamental, então, que a Administração do Banco intensifique suas ações em busca de um bom acordo que pacifique uma questão que traz instabilidade à nossa Casa há oito anos. Situação esta que cristaliza uma realidade profundamente injusta para o corpo funcional, como também, institucionalmente, insegura para o BNDES, ao vulnerar a independência técnica de seus gestores, pelo risco de redução salarial com a perda da gratificação de função.

►Leia também…

Resultado da AGE sobre a Incorporação de Função

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×