Skip to content Skip to footer

O papel do SENAI na inovação e na reindustrialização do Brasil

VÍNCULO 1663 – Em novo episódio do podcast Missão Desenvolvimento, o economista Paulo Gala recebe Gustavo Leal Sales Filho e Roberto de Medeiros, dirigentes do SENAI Nacional, para uma conversa sobre como o Sistema SENAI se tornou um dos maiores motores de inovação tecnológica do país. Do desenvolvimento de satélites à bioeconomia, o episódio mostra como o Brasil está criando uma nova base industrial e tecnológica.

Gustavo Leal Sales Filho é engenheiro químico e diretor-geral do SENAI Nacional, liderando ações de educação, tecnologia e inovação industrial. Já Roberto de Medeiros é superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, responsável por programas estratégicos, transformação digital e parcerias com startups e empresas de base tecnológica.

Confira, no episódio:

– Como o SENAI criou a maior rede de inovação industrial da América Latina.

– O papel das parcerias com Fraunhofer e MIT no avanço tecnológico brasileiro.

– Projetos de destaque: nanossatélite, baterias de lítio e bioeconomia.

– O impacto econômico da inovação no PIB e na geração de empregos qualificados.

O podcast Missão Desenvolvimento é realizado pela AFBNDES e está disponível nas principais plataformas digitais e no YouTube.

Para sugerir temas, mandar perguntas e participar dos debates, basta seguir o perfil do Missão Desenvolvimento no Instagram ou enviar e-mail para podcast@missaodesenvolvimento.com.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×