AFBNDES estimula técnicos benedenses a participar de debate público qualificado sobre o desenvolvimento
Episódio especial traz análise sobre os novos desafios do BNDES
Vínculo 1540 – Esta semana foi ao ar o episódio nº 80 do podcast Missão Desenvolvimento, que marca 2 anos do programa criado pela AFBNDES com o objetivo de contribuir para o debate público sobre desenvolvimento econômico e político no Brasil, na América Latina e no mundo, de maneira ampla e aberta. Com a apresentação do economista Paulo Gala e a participação do presidente da Associação, Arthur Koblitz, o episódio especial tem como tema os “Novos desafios para o BNDES”.
Gala e Koblitz compartilham suas perspectivas sobre os novos desafios enfrentados pelo BNDES em um contexto de mudanças econômicas e sociais aceleradas. Eles discutem como o Banco tem se adaptado para lidar com os desafios do século XXI, incluindo a promoção de investimentos em setores estratégicos, a busca por soluções inovadoras e sustentáveis e a promoção da inclusão social e regional.
Nesses dois anos, o podcast Missão Desenvolvimento contou com a participação de mais de 100 convidados, teve mais de 53 mil downloads, somou mais de 4.720 minutos gravados, sendo reproduzido em 30 países.
No episódio de estreia, em 10/03/2021, com o tema “É possível um desenvolvimento econômico com avanços sociais?”, o âncora Paulo Gala recebeu o economista Arthur Koblitz, que além de presidente da Associação é membro eleito do Conselho de Administração do BNDES, e o economista benedense Paulo Faveret. O programa funcionou como introdução à temática variada que seguiu sendo apresentada a partir dali.
Na apresentação do episódio, Paulo Gala disse que o podcast abordaria o desenvolvimento econômico com a perspectiva de missão: “A gente quer destacar que o desenvolvimento econômico, em seu sentido mais amplo, envolve questões sociais e ambientais, e requer muito mais do que uma simples ação do mercado. É uma missão que envolve a sociedade como um todo”. Segundo ele, o podcast pretendia discutir experiências do Brasil, América Latina e do mundo, “pois não dá para pensar o desenvolvimento brasileiro fora do contexto latino-americano e mundial”. Para Gala, a segunda perspectiva do podcast seria mostrar “a importância da ação do Estado articulando a iniciativa privada, ou seja, como facilitador do desenvolvimento econômico, como força necessária para que a missão do desenvolvimento seja bem-sucedida”.
O nome do podcast e o próprio roteiro dos episódios são inspirados no livro da economista italiana Mariana Mazzucato, “Missão Economia – Um Guia para Mudar o Capitalismo”. “Na verdade, em livro anterior, ‘O Estado Empreendedor’, Mazzucato teve uma grande sacada: ela pegou o lado keynesiano da importância das políticas públicas do Estado, especialmente em momentos de crise, para ajudar a iniciativa privada a sair do buraco, e juntou com a questão do Schumpeter, de inovação e de empreendedorismo. É o Estado que realmente empreende. Foi o Estado empreendedor brasileiro, por exemplo, que fez a Embraer, claro que com o auxílio da iniciativa privada, mas quem articulou, quem liderou a missão foi o Estado brasileiro. E isto também ocorreu na figura da Petrobras, do BNDES, da Fiocruz”, explicou Paulo Gala quando o podcast completou um mês de existência.
Debate público – Para o presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, o podcast Missão Desenvolvimento coroou de maneira exemplar o movimento que a Associação fez nos últimos anos de participar ativamente do debate público, porque estimulou os empregados do BNDES a se posicionarem publicamente e sempre de forma técnica. “O podcast confirmou que é possível falar publicamente, desde que com substância. E a gente está muito feliz com o programa e com a participação dos quadros técnicos do BNDES no conselho editorial, na definição dos temas, na escolha dos especialistas convidados, e no próprio debate. O programa é reconhecido, a Casa o abraçou, e ele tem uma audiência que amplia nossa fala para além do BNDES”, destacou Arthur, em maio de 2022, ao avaliar as ações desenvolvidas pela Associação.
Além dos reconhecidos economistas Paulo Gala e André Roncaglia, o podcast da AFBNDES foi ancorado por técnicos benedenses, como Lavinia Barros de Castro, Ana Costa e o próprio Arthur Koblitz, que recebeu o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho em episódio que marcou os 70 anos do Banco, em 2022.
E contou com a participação nos debates de diversos colegas, como Paulo Faveret (“Desenvolvimento para quem?”), Pedro Palmeira (“Cadê as vacinas?”), Marcio Migon (“Embraer: um case de sucesso no Brasil”), Ana Raquel Paiva Martins (“O poder da energia eólica no Brasil”), Juliana Santiago (“Amazônia 2030: desafios e caminhos”), Artur Milanez (“A importância dos biocombustíveis no Brasil”), Márcio Macedo (“Economia verde: um debate urgente para o país”), João Paulo Pieroni (“O SUS e a gestão de saúde pública no Brasil”), Gladstone Arantes (“Transformação digital: o que estamos vivendo e o que está por vir”), Ernani Torres (“Como o plano Biden afeta o Brasil?” / “O mundo bipolar e o papel do dólar”), João Paulo Braga (“Financiamento sustentável e os riscos da transição climática”), Maurício Neves (“O desenvolvimento do setor de TI no Brasil”), Nelson Siffert (“Energia elétrica e a matriz energética brasileira”), Paulo Ferracioli (“Vantagens e desvantagens do Brasil na OCDE”), Letícia Pimentel (“Saneamento básico no Brasil, tem solução?”), Thiago Miguez (“Política industrial americana” / “Política industrial na China e no mundo”), Sérgio Leite Schmitt (“Industria de defesa e desenvolvimento”), Márcio Cavalcante (“O programa de cisternas: riqueza no semiárido brasileiro”), Anie Amicci (“Mobilidade urbana e seus impactos na sociedade”), Pedro Quaresma (“Política industrial na China e no mundo”), Ricardo Ramos (“Digitalização como estratégia de desenvolvimento”), Ana Costa (“Industria 4.0 e a [re]industrialização no Brasil” / “Retrospectiva Missão Desenvolvimento” / “Perspectivas sobre a COP26” / “O mundo do trabalho e os impactos da reforma trabalhista” / “O impacto do desenvolvimento nas cidades”), Lavinia Barros de Castro (“Desafios pós-Covid e o papel dos bancos de desenvolvimento” / “Desenvolvimento: ontem e hoje” / “Política industrial americana” / “Políticas regionais para o nordeste” / “Desenvolvimento e Agenda ABDE 2020” / “Indústria cultural e mercado de animação” / “Mobilidade urbana e seus impactos na sociedade” / “Novas missões para a América Latina” / “Perspectivas sobre a COP e os rumos da agenda climática”) e Arthur Koblitz (“Desenvolvimento para quem?” / “Integração latino-americana, é possível?” / “Porto de Mariel e Cia: BNDES e obras de infraestrutura fora do Brasil” / “Digitalização como estratégia de desenvolvimento” / “Memórias e perspectivas possíveis” / “Novos desafios para o BNDES – Episódio Especial de 2 anos”).
O podcast Missão Desenvolvimento vai ao ar semanalmente às quartas-feiras e está disponível nas principais plataformas digitais e no YouTube.
Para sugerir temas, mandar perguntas e participar dos debates, basta seguir o perfil do Missão Desenvolvimento no Instagram ou enviar e-mail para podcast@missaodesenvolvimento.com.