VÍNCULO 1589 – A administração da Pousada AFBNDES produziu um relatório para apresentar as ações de melhoria realizadas em 2023. Tais ações foram desenvolvidas no âmbito do planejamento anual da unidade, visando a manutenção do nosso patrimônio e o maior conforto e segurança dos associados.
Leonardo Delgado, diretor responsável pela Pousada AFBNDES, destaca os desafios da Associação em gerir a unidade: “Comemorando os 70 anos da AFBNDES, temos consciência de que a manutenção da herança patrimonial da entidade requer muita dedicação para conservação do patrimônio, adequação às novas imposições normativas, inovações em termos de eventos, parcerias institucionais (relação com a Prefeitura e convênios) e rejuvenescimento de móveis e utensílios. Após os anos de 2020 e 2022, vivendo à sombra avassaladora da pandemia de Covid-19, enfrentamos o desafio de retomar, de forma relevante, as atividades nas nossas unidades sociais”.
Nos últimos tempos, a Pousada tem experimentado mudanças na forma de operar e de adequar suas necessidades e custos. “Houve uma busca pela profissionalização da gestão e aquisição de novos móveis para a maioria dos quartos, visando promover maior conforto das famílias dos associados e convidados”, diz Leonardo.
Para o diretor, o atual desafio é atrair os associados para a sede campestre: “Atualmente, temos primado pela atenção total à família benedense, com atenção total à criançada, que representa o nosso futuro. Por isso, as ações de atualização e manutenção são fundamentais e devem ser contínuas, tendo como orientação a qualidade, o conforto, a valorização, a redução de custos, o planejamento e os limites ponderados e sustentáveis de subvenções dos sócios”.
Segundo Leonardo, a gestão deste ano terá o mesmo propósito: “Almejamos, cada vez mais, maximizar a utilização do espaço, valorizando o ambiente de beleza natural, qualidade e conforto a baixo custo. E esperamos, em breve, divulgar boas novidades”.
A gerente da Pousada AFBNDES, Sandra Costa, está focada em manter a excelência na sede campestre. Ela também fala das melhorias de 2023: “Como gerente tenho a responsabilidade de estar atenta a tudo o que acontece na Pousada, ouvindo sempre as necessidades dos associados. Todas as ações, a partir dessa interação, possibilitaram desenvolver em 2023 um planejamento anual de aperfeiçoamento da unidade, com manutenção periódica e o trabalho de torná-la, mais ainda, confortável e aprazível aos hóspedes”.
Clicando aqui o associado pode conferir imagens dos trabalhos desenvolvidos. Abaixo estão relacionadas as ações realizadas em 2023:
– Reforma dos apartamentos: pintura interna, envernizamento de portas e janelas, observando todos os detalhes em cada aposento.
– Instalação de redário no jardim (espaço com redes para relaxamento dos hóspedes).
– Cercamento do entorno da Pousada e plantio de 200 mudas de sansão do campo na unidade.
– Obra de manutenção da sala de alongamento e yoga (antiga sala de carteado e jogos) – alvenaria e parte elétrica.
– Revitalização e aquisição de mobiliário para a área da piscina – ombrelones, espreguiçadeiras etc.
– Revitalização das quadras futevôlei e beach tênis.
– Instalação de nova infraestrutura de WI-FI na unidade, com economia em relação ao sistema anterior.
– Aquisição de playground aquático.
– Recuperação do muro em torno da Pousada.
– Aquisição de equipamentos de segurança para a área das piscinas.
– Obra de sustentação da caixa d’água.
– Retirada da estante e doação dos livros para a biblioteca dos funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Esta empresa cuida da limpeza urbana em Itaipava.
– Início de coleta seletiva do lixo.
– Revitalização do salão de eventos: pintura e reforma das cadeiras.
– Consolidação da produção de composto orgânico da unidade.
– Consolidação do novo sistema de café da manhã na Pousada, com mais variedades e visual de encher os olhos.
– Compra de vários equipamentos e utensílios, entre eles, filtro de retrolavagem, bombas, lixeiras, toalhas de banho e tapetes.
– Revitalização da churrasqueira.
– Consolidação dos serviços de eventos e hospedagem.
– Capacitação e treinamento de funcionários (curso interno e Qualifica Turismo 2023, da Prefeitura de Petrópolis).
– Consolidação da área de alimentos e bebidas.
– Consolidação das atividades de recreação, com novas brincadeiras, lanche da tarde e distribuição de brindes.
– Pintura do restaurante.