Troca de correspondências entre a direção da AFBNDES e a Superintendência da APEC sobre solicitação de informações a respeito de empregados do Banco não vacinados para a Covid-19. As cartas são citadas no editorial desta edição do VÍNCULO.
Carta AFBNDES 04/2022
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2022
Ilmo. Senhor
Arthur Butter Nunes
Superintendente da APEC – Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional
BNDES
Assunto: Solicitação de informações
Prezado Senhor,
A AFBNDES tomou conhecimento de que alguns empregados do BNDES não teriam se vacinado por opção, ou seja, sem apoio em justificativas médicas/científicas. Essas pessoas estariam trabalhando em home office, mesmo tendo sido convocadas ao trabalho presencial no Banco, já que há uma regra que impede as pessoas não vacinadas de entrarem nas dependências do BNDES.
Diante desse cenário, que entendemos como questão relevante e de saúde pública, solicitamos as seguintes informações, as quais julgamos importantes para o enfrentamento do tema:
1 – Desde o início dos ensaios de retorno ao trabalho presencial, em 2021, até o último dia do trabalho presencial em janeiro, quantos empregados alegaram que não estavam vacinados, para que não pudessem retornar às dependências do BNDES?
2 – Esses empregados sofreram algum tipo de consequência (disciplinar, econômica etc.) por não retornarem ao trabalho alegando não estarem vacinados?
Importa esclarecer que as perguntas acima se referem àqueles empregados/as pertencentes aos grupos que já foram convocados para o retorno ao regime presencial de trabalho. Ainda, não estão inclusas nas perguntas acima as pessoas que, justificadamente, apresentaram algum óbice médico e cientificamente comprovado para a realização da imunização por meio da vacina.
Agradecemos antecipadamente sua breve resposta.
Atenciosamente,
Arthur Koblitz
Presidente da AFBNDES
Carta APEC/SUP – 013/2022
Rio de Janeiro, 10 de março de 2022.
Ilmo Sr.
Arthur Cesar Vasconcelos Koblitz
AFBNDES – Associação de Funcionários do BNDES
Assunto: Solicitação de informações
Referência: Carta AFBNDES 05/2022, de 04/03/2022
Prezado Senhor,
Em atenção à correspondência em referência, cabe comunicar que o pedido de V.Sa. demanda acesso e tratamento às informações relativas à saúde dos empregados do BNDES, correspondendo, portanto, a dados pessoais sensíveis que necessitam da anuência dos respectivos titulares.
Além disso, a existência de processo judicial em curso na Justiça do Trabalho, em que se questiona o próprio Plano de Retorno ao escritório, impossibilita o compartilhamento das informações solicitadas.
Atenciosamente,
Arthur Butter Nunes
Superintendente da Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional