VÍNCULO 1221 – Globo publicou, no último dia 27, carta do presidente da AFBNDES, Thiago Mitidieri, contestando matéria do jornal do dia anterior intitulada “Eike Batista sugeriu à Lava-Jato devassa em negócios do BNDES”. Na correspondência, a Associação informa o seguinte:
“1. Ao contrário do afirmado em depoimento do senhor Eike Batista sobre favorecimento em concessão de garantias ao BNDES, a AFBNDES esclarece que frente aos procedimentos e normativos da instituição não é possível o exercício de arbitrariedade e favorecimento;
2. Os funcionários do BNDES têm como principal valor a idoneidade e a ética no tratamento dos recursos públicos;
3. Como uma das três maiores instituições de financiamento ao desenvolvimento do mundo, o BNDES segue as melhores práticas bancárias internacionais e possui credibilidade reconhecida no sistema financeiro;
4. Como um dos protagonistas da industrialização e do desenvolvimento brasileiro, o BNDES se torna alvo de interesses particulares e, portanto, deve ser defendido por toda a sociedade brasileira.
Desde já nos colocamos a sua disposição para que em futuras citações que ponham em suspeição a atuação dos funcionários do BNDES, possamos contribuir para os esclarecimentos oportunos que se façam necessários”.