Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Negociação do ACT 2022: impasse de novo

VÍNCULO 1507 – Na última segunda-feira (22), os empregados do Sistema BNDES rejeitaram, por amplíssima maioria, a proposta da Administração para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2022, que trazia em seu bojo um projeto de alteração nas regras do nosso Plano de Saúde, com compartilhamento dos seus custos. Na verdade, houve praticamente um consenso, uma vez que apenas 23 colegas votaram pela proposta do Banco, não somando nem o que é considerada a Alta Administração da Casa.

Foi mais uma AGE histórica, com grande participação benedense, a exemplo das Assembleias do início da negociação do ACT de 2020.

Dois dias depois, e a 9 da data-base, a Comissão das Empresas, em nova rodada de negociação, anunciou que não tinha nenhuma nova proposta para apresentar! Como havíamos antecipado no  VÍNCULO 1504, de 05/08/2022, aparentemente estamos condenados a repetir esses impasses negociais, que causam incerteza e dispersam desnecessariamente a atenção dos empregados. Mantém-se a técnica surrealista de negociação da atual gestão. Difícil não acreditar que quem a patrocina quer gerar esses efeitos. Segundo o coordenador da Comissão, eles não tinham “mandato” para oferecer algo diferente aos funcionários.

Dizem que podem analisar outras propostas, mas todas envolveriam necessariamente a participação dos empregados no custeio do Plano de Saúde (para além das despesas com a livre escolha).

Como diagnosticado no Comunicado que divulgamos antes da AGE, a Administração está presa numa agenda moralista vazia e fechou questão antes de conversar com os representantes dos empregados. Claro que esta estratégia acaba desmoralizando a própria Administração (como explicar que ninguém acompanhe a proposta depois do Banco fazer diversas apresentações?), deteriora ainda mais a confiança e dificulta que se encontre um ponto de convergência.  Assumindo que essa Administração quis algum dia chegar a um entendimento, é inevitável concluir que depois de mais de três anos eles não aprenderam nada!

Depois de muito debate, a Comissão dos Empregados conseguiu tirar uma pauta construtiva de manutenção do diálogo para a próxima rodada de negociação, na segunda-feira (29), quando estará na mesa a proposta de prorrogação de nossa data-base e de elaboração de um calendário para a discussão de nossa Pauta de Reivindicações como um todo.

A poucos dias do fim da vigência do nosso ACT, a negociação no Banco vive sob o clima da incerteza. Esperamos, de verdade, que abandonemos, nos próximos encontros, a marcha da insensatez. Infelizmente, estaríamos mentindo se disséssemos que isso é provável.

Aos benedenses agradecemos toda a mobilização nas duas lives que organizamos e na votação da AGE. É essa mobilização, essa unidade entre corpo funcional e a Comissão dos Empregados, que constitui nosso principal recurso de negociação.

Aposentados Confira, aqui, informações sobre as Assembleias conjuntas convocadas pelas Associações do Sistema BNDES, que possibilitarão a manifestação dos aposentados em relação à negociação das regras do Plano de Saúde no âmbito do Acordo Coletivo de Trabalho de 2022. A AGE será na terça-feira (30), com live às 13h.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×