VÍNCULO 1613 – A Ação da Cidadania está lançando a Agenda Betinho, um documento elaborado com o apoio de organizações parceiras com 40 propostas de políticas públicas de combate à fome para os municípios, que podem ser fundamentais nesse período de eleições, tanto para candidatos, que poderão se orientar e trabalhar com as sugestões da sociedade civil, quanto para eleitores na hora de escolherem candidatos que estejam alinhados às pautas de segurança alimentar.
“Nossas propostas estão divididas em quatro áreas, passando pela produção e abastecimento de alimentos saudáveis; acesso à alimentação saudável; fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o SISAN; e a educação alimentar e nutricional. Além disso, também destacamos a importância dos pequenos agricultores e a urgência da promoção do acesso da população aos alimentos saudáveis e de base agroecológica, tanto pela temática da transferência e geração de renda, quanto pelo incentivo à plantação”, afirma Ana Paula Souza, gerente de Advocacy da Ação da Cidadania.
Outro destaque da Agenda Betinho é o trabalho de entidades, organizações, coletivos e demais movimentos atuantes na erradicação da fome no Brasil, que vêm contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030 com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 01, 02 e 10, que falam sobre erradicação da pobreza, erradicação da fome e redução das desigualdades, respectivamente.
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2023, o número de brasileiros em insegurança alimentar grave caiu de 33 milhões para 8,7 milhões, passando de 15,5% da população para 4,1%. No entanto, ainda são inúmeros os desafios para que o Brasil supere o problema da fome e possibilite o alcance da alimentação saudável para toda a população.
“Apesar de estarmos vivenciando em 2024 o retorno dos investimentos nestas políticas públicas, é importante que todos os setores da sociedade somem esforços na direção da eliminação da fome e da insegurança alimentar no país”, finaliza Ana Paula.
Confira a agenda, aqui.