VÍNCULO 1590 – A categoria bancária já começou a responder a uma consulta sobre quais devem ser as prioridades da Campanha Nacional Unificada de 2024. A pesquisa está sendo feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CIT) e os sindicatos filiados, como o do Rio de Janeiro.
José Ferreira, presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários do Rio de Janeiro, conta que este ano uma nova pergunta constará da consulta. “Pela primeira vez vamos perguntar se o bancário ou a bancária estão endividados e qual o valor deste débito. As informações, como sempre, são feitas sob sigilo”, explicou o dirigente.
Quem pode participar – A Contraf-CUT publicou matéria em seu site explicando que todas as bancárias e bancários, mesmo que não sejam filiados, podem responder ao questionário e apontar quais devem ser, em sua opinião, as prioridades da campanha no que se refere à remuneração, questões sociais, saúde e condições de trabalho, entre outros pontos.
► Veja como responder à consulta, até o dia 2 de junho, no link: https://consultabancarios2024.votabem.com.br/.
A presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, ressalta a importância de haver um grande número de participantes. “Quanto maior o número de respostas obtivermos, mais próximo chegaremos do real desejo da categoria. Por isso, é importante que os sindicatos se empenhem na divulgação e coleta de respostas”, disse.
Minuta de reivindicações – As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais dos bancários, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados. Esse conjunto de informações será debatido na Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 7 a 9 de junho, e originará a pauta de reivindicações da categoria, que tem data-base em 1º de setembro.