VÍNCULO 1581 – A OAB-RJ participou, no dia 3 de fevereiro, no Sambódromo, de uma iniciativa da Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro (SPM-Rio), que chamou a atenção para uma parte menos luminosa do Carnaval: a violência contra a mulher.
A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, e representantes da OAB de diversas partes do estado atravessaram a Avenida Marquês de Sapucaí num grande bloco, cujo estandarte foi: “Carnaval + seguro para mulheres”.
Ana Teresa Basilio frisou a importância da união de atores do poder público e da sociedade civil na luta contra a intimidação de mulheres durante a folia.
Para a vice-presidente da OAB/Madureira-Jacarepaguá e presidente da Comissão OAB Mulher da subseção, Danielle Marçal, o vínculo entre projetos que versem sobre a proteção feminina se faz necessário. Segundo ela, tais medidas reforçam o compromisso inegociável de construir ações efetivas para proteger o direito das mulheres.
“Junto com colegas da subseção, também lançamos a campanha ‘OAB no Combate à Violência contra a Mulher’, com apoio da Seccional e em parceria com a iniciativa da Secretaria da Mulher na Sapucaí”, disse Danielle.
“Criamos esta campanha com um grupo de advogadas para sensibilizar e informar ao público sobre o protocolo ‘Não é Não’, com distribuição de ventarolas e adesivos contendo o slogan da campanha e os canais de denúncia nos casos de violência contra as mulheres”.
Durante todo o Carnaval haverá uma equipe de advogadas voluntárias, em colaboração com órgãos públicos, para prestar atendimento a quem precisar denunciar casos que ocorrerem nos arredores na Intendente Magalhães, Zona Norte do Rio, durante os desfiles de escolas no grupo de avaliação e nas séries Bronze e Prata, e nos blocos de rua dos bairros de Madureira e Jacarepaguá.
O atendimento será feito a partir de domingo, 11 de fevereiro, pelo e-mail: ouvidoriaoabmulher32@gmail.com
A Ouvidoria da Mulher funciona como um canal pelo qual a Seccional orienta mulheres vítimas de violência e as encaminha às redes de atendimento no Estado do Rio. O canal de atendimento no WhatsApp é o (21) 99753-9037, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Fonte: OAB-RJ