A Consulta Nacional dos Bancários segue até o dia 2 de agosto. O levantamento é anual e é utilizado para o diagnóstico das condições de trabalho e para saber a opinião da categoria sobre questões nacionais relevantes. Podem participar todos os profissionais do setor, sindicalizados ou não, pelo link https://consulta-bancarios.votabem.com.br/.
Nos anos de negociação salarial com os bancos, o questionário também é utilizado para a definição da pauta de reivindicações. A pesquisa é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio das federações e sindicatos filiados, e pelo Comando Nacional dos Bancários.
Conjuntura Nacional – Neste ano, em que não há campanha salarial, pois a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2022 tem validade de dois anos, a consulta se concentra em questões ligadas à saúde dos trabalhadores, além de temas sindicais e da conjuntura nacional.
Nessa parte, são feitas perguntas sobre a reforma tributária; a necessidade de queda da taxa de juros; a independência do Banco Central; a Lei 1.085/23, sobre igualdade salarial entre homens e mulheres; e a regulamentação da internet, com o objetivo de se evitar a propagação de mentiras e a incitação ao ódio por meios digitais.
Os dados compilados da Consulta Nacional serão apresentados na 25ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 4 a 6 de agosto, em São Paulo.