
VÍNCULO 1636 – Fruto de cooperação técnica entre o BNDES e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares, criada em novembro de 2024, abriu, na segunda-feira (31), as inscrições para a primeira turma voltada à capacitação em desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil e dos países da América Latina.
Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, sendo 30 para brasileiros e 30 para latino-americanos. As inscrições devem ser feitas no site da escola até o dia 25 de abril.
Podem participar servidores ou ex-servidores de bancos públicos de desenvolvimento do Brasil e da América Latina ou de órgãos públicos afinscomo ministérios, secretarias, agências reguladoras, agências de fomento, dentre outros, que desenvolvam, preferencialmente, atividades de financiamento ao desenvolvimento.
Para participar é preciso ter graduação superior em qualquer área do conhecimento, além de fluência em português ou espanhol. É recomendado ainda ter nível intermediário de compreensão e leitura em inglês.
A seleção dos candidatos buscará garantir a diversidade de gênero e étnico-racial e, no caso dos não brasileiros, a diversidade de países de origem.
Primeira turma
A capacitação será realizada ao longo de 2025, em três etapas. A primeira, em junho, terá cinco dias de atividades exclusivamente presenciais na sede do BNDES, no Rio. A segunda será on-line e vai durar 11 semanas, de junho a agosto, com aulas ao vivo de três horas de duração. A última etapa vai ocorrer em setembro, com dois dias de atividades exclusivamente presenciais na sede da Cepal, em Santiago, no Chile. Os candidatos selecionados deverão dedicar cerca de três horas semanais para estudo individual.
Não serão cobradas taxas de inscrição nem de participação, mas os custos de deslocamento e hospedagem para as etapas presenciais serão de responsabilidade dos participantes ou de sua instituição ou órgãos de lotação.
O curso tem como objetivo, de acordo com o BNDES, promover formação para as especificidades socioculturais e econômicas dos países latino-americanos, além de orientar a execução de políticas públicas e formas sustentáveis de financiamento e formar líderes para atuar no desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
Maria da Conceição Tavares
O nome da escola é uma homenagem à renomada economista Maria da Conceição Tavares, uma das economistas mais influentes da América Latina no século XX e uma das fundadoras do pensamento estruturalista latino-americano. Professora na UFRJ e Unicamp, formou gerações de economistas e teve forte atuação no BNDES e na CEPAL.
A ideia de homenagear Maria da Conceição Tavares, falecida em abril do ano passado, partiu do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. “Conceição é uma das maiores economistas não só do Brasil, mas do mundo, que rechaçava dogmas e se recusava a pensar de uma maneira que não fosse crítica, atenta às necessidades e ao desenvolvimento da nossa região. Portuguesa de nascimento, ela é uma gingante brasileira, que sonhava com um país e um mundo mais justo e inclusivo”, afirmou.
Para o secretário executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs, “a América Latina e o Caribe enfrentam desafios urgentes que exigem não apenas respostas sobre o que fazer, mas, sobretudo, sobre como fazer: como melhorar a governança, fortalecer capacidades institucionais e criar espaços de diálogo social para gerir transformações. A escola nasce com esse espírito, como um espaço rigoroso e transformador de formação para lideranças comprometidas com o futuro da nossa região”.