VÍNCULO 1564 – Projeto de Lei do senador baiano Angelo Coronel (PSD-BA) tramita no Senado instituindo o 8 de outubro como Dia Nacional do Nordestino. O marco no calendário é também uma homenagem ao poeta e compositor Catulo da Paixão Cearense, nascido em 8 de outubro de 1863, em São Luís do Maranhão.
A data busca combater e conscientizar a população brasileira a respeito do preconceito e discriminação vivenciados pelo povo nordestino. “Os nordestinos, apesar das dificuldades e muitas vezes dos preconceitos, mostram resiliência se estabelecendo em várias regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento e a diversidade, por isso também se justifica a criação de uma data nacional para celebrarmos o povo e a cultura nordestinos”, afirmou o senador.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região Nordeste é a segunda mais populosa do Brasil, com cerca de 55 milhões de habitantes. O Nordeste abrange 18% do território nacional e é constituído por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.