
VÍNCULO 1598 – A primeira exposição individual da artista indígena Daiara Tukano na cidade do Rio de Janeiro está aberta para a visitação pública, no MAR, até o dia 25 de agosto. A mostra “Pamuri Pati – Mundo de transformação” é realizada em parceria com a galeria Millan, de São Paulo, que representa a artista. Através das obras expostas, Daiara Tukano fala sobre as transformações sociais que podem ser observadas pelas óticas do feminino e do próprio povo indígena.
A mostra faz uma retrospectiva da carreira da artista, reunindo mais de 70 obras, entre elas pinturas, esculturas e instalações. A expressão “Pamuri Pati” significa “mundo de transformação”, conceito arraigado na cultura indígena. “Para nós, os seres do mundo são seres em transformação. O mundo em transformação traz todas essas narrativas desde os petróglifos (representações gravadas pelo homem em pedra ou em rochas), que são as pinturas mais antigas em pedras e cachoeiras”, destaca Daiara.
Serviço – O Museu de Arte do Rio (Praça Mauá 5, Centro) funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h). Os ingressos custam R$ 20, inteira, e R$ 10, meia-entrada.