
VÍNCULO 1589 – Os versos de Fausto Nilo e Moraes Moreira eternizados na interpretação de Gal Costa serviram como fonte de inspiração para a nova exposição do Museu de Arte do Rio. “Bloco do Prazer”, título da música lançada em 1982, dá nome à mostra que apresenta ao público festas e celebrações que configuram momentos de alegria, catarse, transe e desejo da cultura brasileira.
Dividida em 11 núcleos e ocupando duas salas do MAR, a mostra tem mais de 350 obras: entre pinturas, esculturas, fotos, vídeos e instalações de mais de 90 artistas brasileiros, como Thereza Eugênia, Omar Salomão, Mario Cravo Neto, Hélio Oiticica, Paula Siebra, Emiliano Freitas, Ilana Paterman Brasil, entre outros.
O compositor Fausto Nilo concedeu um depoimento inédito para a exposição que é exibido em vídeo. Ali, o compositor comenta partes da letra da música e refaz a memória de como sua carreira permeada por cerca de 500 composições se estabeleceu. Fausto Nilo tem parceiros como Moraes Moreira e Fagner, cujas canções foram gravadas por grandes ícones da MPB, como Milton Nascimento e Simone.
Serviço – A Exposição Bloco do Prazer está em cartaz no Museu de Arte do Rio (Praça Mauá 5, Centro), o funcionamento é de terça-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h). A entrada custa R$ 20 (inteira) R$10 (meia).