VÍNCULO 1606 – O maior festival de violoncelos do país, Rio Cello, idealizado e produzido pelo violoncelista inglês David Chew, está completando 30 anos com uma programação especial que inclui concertos, espetáculos de dança, exposições, master classes e workshops. Com entrada gratuita, o evento mantém a sua proposta de oferecer música e arte para todos, com espetáculos espalhados pelos principais espaços culturais do Rio, como Cidade das Artes, Museu da República, Teatros da UERJ e Consulado Geral de Portugal.
O Rio Cello faz parte do calendário da cidade e já atraiu mais de 1,5 milhão de espectadores, 12 mil músicos, realizou 900 concertos, 650 horas de workshops e master classes.
O Festival terá evento de abertura na Cidade das Artes nesta sexta (9). A OSB Jovem e solistas convidados vão celebrar os 150 anos de nascimento do compositor inglês Gustav Holst, interpretando Holst Saint Paul ‘s Suite, além de Dvorak e Piazzolla. O saxofonista Allen Harrington vai abrir o concerto com a estreia mundial da obra The Flight of Eagles, elaborada pelo compositor David Ashbridge.
Outro destaque da programação é o concerto no Consulado Geral de Portugal, em 12 de agosto, com vários nomes de destaque e um repertório que vai de Bach a Piazzolla, passando por Villa-Lobos.
A festa de encerramento, a VIOLONCELADA, acontecerá em 18 de agosto, reunindo 30 músicos no palco da Cidade das Artes.
Confira a programação completa aqui.