A exposição “Mar de Espelhos” apresenta em espaços “instagramáveis” experiências imersivas e um convite à reflexão. Instalada no prédio no AquaRio, na Gamboa, região central do Rio, a mostra tem nove salas, com espelhos pensados para gerar ilusões de ótica, sensações de movimentos e profundidade. O visitante também tem acesso a cabines de fotos que promovem cenários irreais.
Foram utilizadas 768 peças de espelhos para compor os cenários envolvidos na exposição. Cerca de 100 pessoas trabalharam para que o trabalho acontecesse. Inspirados em rios, lagos, mares e horizontes, os espaços foram pensados para remeter à natureza.
A visita começa em uma sala inspirada em encostas e os espelhos remontam o horizonte e áreas íngremes, consumidas pela erosão da natureza. Em seguida, o visitante vislumbra a única área de iluminação natural do espaço. Na sala batizada como Clareira, o arquiteto faz uma homenagem ao Rio. Em uma parte do cenário, é possível ver a clareira azul, e em outra ela fica totalmente laranja. Segundo o arquiteto Celso Rayol, a inspiração foi o pôr do sol nas praias do Rio. Além disso, é possível observar o movimento na região portuária da cidade.
Serviço – A exposição fica no 2º andar do AquaRio (Praça Muhammad Ali, Gamboa, em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). O horário de funcionamento é de 9h às 17h30 nos dias de semana e de 9h às 18h30 durante os finais de semana. Mais informações no Instagram @mardeespelhosrj. Ingressos a partir de R$ 30,00.