
VÍNCULO 1614 – A “Mostra Léa Garcia”, idealizada em comemoração aos 90 anos da atriz, apresenta uma retrospectiva inédita com 16 filmes, sendo 15 longas-metragens e 1 curta-metragem, todos protagonizados por ela. Esse evento se soma às diversas homenagens já feitas ao longo de sua carreira, destacando a importância histórica e o legado de uma das grandes atrizes do cinema brasileiro.
Léa Garcia, que faleceu em 2023, é reconhecida como uma das principais atrizes negras do Brasil, com uma trajetória marcante no teatro, cinema e televisão. Ela foi uma figura fundamental no Teatro Experimental do Negro, e seu trabalho é notável por sua forte atuação política e social, dando voz a personagens que exploram questões raciais e de identidade.
Destaque na mostra para o filme Orfeu Negro, de Marcel Camus, pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957. Baseado na peça de Vinícius de Moraes, o filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes e ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro pela França, conta a trágica história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu. O longa-metragem será exibido em 27 de outubro, domingo, às 15h.
Serviço – A mostra, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março 66, Centro), fica em cartaz de 9 de outubro a 4 de novembro. A entrada é gratuita. Retirada de ingressos a partir das 9h, no dia da sessão. Confira a programação completa, aqui.