
VÍNCULO 1664 – O Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, abre as portas para a exposição inédita “O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras”. Com entrada gratuita, a programação celebra a trajetória do artista plástico Ciro Fernandes e a sua paixão pelo Rio de Janeiro, por meio de 76 obras autorais que transitam entre a técnica milenar da xilogravura e demais estilos, como pinturas, calcogravuras, litogravuras e nanquim.
A exposição apresenta obras que dialogam com as narrativas populares da região e revelam a versatilidade do xilogravador, pintor, ilustrador, escritor e luthier Ciro Fernandes, em diferentes linguagens visuais.
Distribuindo as obras em diferentes núcleos temáticos, a mostra inicia com ‘O Rio de Ciro: um Caso de Amor’, que retrata a chegada do artista ao Rio de Janeiro e sua paixão pela cidade, com obras que capturam o ciclo urbano e cotidiano dos cariocas. O próximo núcleo da mostra, ‘Lapa e Seus Mistérios’, revela a atmosfera boêmia e cultural do bairro, destacando figuras icônicas como Madame Satã e eternizando a diversidade e a essência das ruas.
Os participantes ainda poderão se inspirar e imergir no cenário criativo de Ciro Fernandes a partir da exibição de suas ferramentas de trabalho, como a prensa, materiais de entalhe e as matrizes de madeira das obras. Tais instrumentos auxiliaram a ditar as dimensões variadas das obras, sendo a menor com proporções de 28 x 32cm e a maior com 90 x 220cm. Serviços – A mostra está em cartaz até 30 janeiro de 2026. O Museu Chácara do Céu fica na Rua Murtinho Nobre 93, Santa Teresa, e fica aberto ao público diariamente, das 10h às 16h30, exceto às terças-feiras.
