Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Ritmos brasileiros invadem o verão no Centro Cultural Justiça Federal

VÍNCULO 1629 – O Centro Cultural Justiça Federal apresenta este mês, no fervor do calor carioca, o programa Ritmos Brasileiros de Verão, que tem a ideia de promover o acesso e a integração da música com o movimento da cidade, enaltecendo diferentes ritmos musicais brasileiros menos difundidos, em apresentações gratuitas e únicas no saguão de entrada do espaço cultural.

O CCJF terá apresentações, sempre às quintas-feiras, dos grupos Atabloco (6 de fevereiro), que passeia pelas raízes e influências dos toques de terreiro, o Bloco dos Inconfidentes (13 de fevereiro), com ritmos de diferentes regiões do Brasil, e o Aturiá (27 de fevereiro), com carimbó.

O grupo Atabloco trabalha com um repertório que transita entre o sagrado e o profano. O repertório explora a utilização dos atabaques, como resultado do trabalho desenvolvido nas oficinas do bloco, único do Rio de Janeiro composto majoritariamente por esse tipo de tambor. A apresentação terá ênfase em obras autorais e instrumentais, cujos arranjos são elaborados, sobretudo sob a influência dos toques de Umbanda, possibilitando um passeio pelas raízes e influências que deram origem a ritmos importantes para a música popular brasileira.

O Bloco dos Inconfidentes brinca o carnaval e os festejos juninos, em um espaço de estudo de ritmos brasileiros de diferentes regiões. Formado por músicos, cantores e ritmistas, o bloco propõe apresentar um repertório eclético, com forte influência das canções de protesto. O grupo apresentará canções de artistas consagrados na música popular brasileira e canções do cancioneiro popular, explorando os ritmos de ijexá, samba, marchinha, makulelê e jongo.

Os shows do grupo Aturiá misturam música, dança e performances ao ritmo do Carimbó Pau e Corda. O repertório é rico em poéticas do universo caboclo amazônico com composições de grandes mestres do Carimbó de raiz, como Verequete, Lucindo, Dikinho e mestra Bigica. Além de composições autorais que versam sobre as encantarias e o protagonismo feminino.

Serviço – O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Av. Rio Branco 241, Centro. A entrada é gratuita. O programa Ritmos Brasileiros de Verão acontecerá todas as quintas-feiras de fevereiro, menos dia 20, a partir das 17h. A programação completa está disponível, aqui.

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: MANDUÁ

×