A exposição-instalação “Uma Cidade na Floresta”, da artista franco-marroquina Chourouk Hriech, está aberta para visitação pública no Museu do Amanhã. A instalação, de grandes dimensões, inspirada no primeiro contato da artista com o Rio de Janeiro em 2022, apresenta elementos das artes plásticas revelando a pesquisa de Chourouk em torno das relações com a paisagem natural.
A artista apresenta uma obra híbrida, que combina pintura e desenho, e revela uma estética baseada em diferentes referências culturais e materiais para criar uma unidade sensível. O trabalho mescla esculturas em técnica mista, acrílico sobre azulejos, nanquim, guache e impressão fotográfica digital sobre papel de parede de algodão e guache sobre tela.
A instalação é composta por três telas (190cm x 150cm) montadas sobre chassis, além de uma estrutura (200cm x 300cm) onde tem aplicada um adesivo com a imagem de Copacabana, da qual sai um tecido com uma fotomontagem em negativo, com oito fotos tiradas pela artista durante sua primeira viagem à cidade em 2022. A artista utiliza, ainda, pássaros de cerâmica, jarros de barro e telhas.
A exposição faz parte do projeto Cidade Floresta 2023, realizado pelo Goethe-Institut Rio de Janeiro com oConsulado Geral da França no Rio de Janeiro.
Serviços – O Museu do Amanhã (Praça Mauá 1, Centro), está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h), inclusive nos feriados. Ingressos, aqui.