VÍNCULO 1621 – A mostra “Uma história da arte brasileira” estará aberta para visitação pública a partir de 1º de dezembro, no MAM Rio. A exposição foi realizada para a Cúpula do G20 e foi vista por chefes de estado e lideranças dos 19 países-membros do G20, além da União Africana, da União Europeia e países convidados. A mostra oferece um percurso pela história da arte moderna e contemporânea brasileira por meio do acervo do MAM Rio.
Com mais de 75 anos de história, o MAM Rio marcou os caminhos da arte brasileira dos séculos 20 e 21 com suas exposições e programas, entendendo a arte e a cultura a partir de sua função social educativa e de construção de cidadania. A coleção do museu inclui mais de 16.000 obras que refletem a diversidade e a riqueza da arte brasileira.
Estarão expostas obras de artistas que protagonizaram as primeiras seis décadas do século 20 – momento em que a arte brasileira definia um modelo específico de criação, combinando de modos surpreendentes linguagens abstratas e figurativas, temas eruditos e populares, e perspectivas tradicionais e cosmopolitas. Destacam-se o modernismo, que se consolidou nas décadas de 1920/40; o concretismo, que emergiu nas décadas de 1950/60; e o protagonismo continuado de artistas mulheres.
Serviços – O MAM fica na Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo. O ingresso do MAM Rio é gratuito. Confira os horários de visitação no site.