VÍNCULO 1607 – Muito emocionado fiquei quando a Bárbara me pediu pra escrever um artigo para falar da nossa menina AFBNDE(S) que completou 70 anos de vida, 70 anos de luta por todos que contribuíram um pouco para que essa instituição viesse a ter um papel de tanta importância e representatividade na trajetória da grande instituição que é o BNDES.
Ao longo dos meus 35 anos de trabalho, quantas alegrias vividas dentro dessa casa, quantos amigos e amigas contribuíram para a minha vida profissional. Tudo muito lindo!
Em 1976, pela primeira vez ouvi falar do BNDE! Nascido e criado no Morro do São Carlos, no Estácio, de uma família de 11 irmãos. Em um dia triste, quando perdi meu pai, minha irmã Aurisé, que havia passado no concurso para o BNDE, disse: “Nando, vai abrir concurso para o BNDE, faz mano, é pra contínuo. Lá vai crescer”! Eu fiz e passei! Que alegria! Que benção!
Não tinha a mínima ideia de tudo o que viria a acontecer de bom em minha vida. Meu amigo Paulo Sérgio Moreira de Fonseca havia me emprestado uma flauta e com o meu primeiro salário consegui comprar minha própria flauta. Estudava no banheiro, onde os ascensoristas do Banco (Geraldo, Paulo, Afrânio, Nilton e Tuninho) trocavam de roupa. Eles me chamavam de flautista do banheiro.
A AFBNDE(S) já fazia parte das nossas vidas. Sempre cuidando das nossas vidas dos nossos direitos. Sempre atenta aos acontecimentos da trajetória política, social e econômica de nosso país. Sempre atenta e tomando decisões importantes em benefício do corpo funcional. Viva a AFBNDE(S)!
O investimento da AFBNDE(S) na área cultural sempre foi de grande valia e importância para nós.
Os campeonatos de futebol no Clube da Barra eram grandes momentos de confraternização, bem como os festivais da canção, sou suspeito para falar, que alegria quando nos reuníamos para os ensaios!
O concurso de história de humor e poesia da diretoria cultural da AF. Quantos amigos e amigas talentosas contribuíram para que a arte alimentasse e nos enchesse de alegria no nosso convívio dentro do Banco, tendo o auxílio luxuoso dessa jovem menina de 70 anos que é a AFBNDE(S).
Não podia deixar de citar o grupo de teatro que formamos! Muitos amigos e amigas, atores e músicos (eu era o flautista do grupo), que se dedicaram encenando peças infantis no mês das crianças no Clube ou na Pousada. Os Saltimbancos! Duca vai à luta! Zé Paulo Bernardo, nosso diretor! Ilma Leda, Cleide Rodrigues, Valéria, Washington, Carlinhos, Zé Paulo Cosenza, Adriana, Roberto Alemão, Adilson Fabiano, Angela Neves, Rafhael. Obrigada pelo carinho!
Ah! O Botequim da AF às sextas-feiras! Muita música e bom bate-papo!