VÍNCULO 1557 – Trinta e três pessoas, entre terceirizados, empregados do BNDES e da AFBNDES, participaram, no dia 19 de agosto, da 6ª visita ao Circuito Histórico da Pequena África, em edição especial pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A visita, que aconteceria em 29 de julho, foi remarcada em função do tempo chuvoso.
O circuito foi realizado com uma guia especializada, tendo como ponto de encontro e início do trajeto o Largo de São Francisco da Prainha. Para terceirizadas e terceirizados, o passeio, coordenado pela Comissão de Raça/Etnia da AFBNDES, contou com ajuda de custo.
Circuito – A visita percorreu alguns dos pontos de memória da chegada dos negros escravizados ao Brasil: o Largo da Prainha, o Morro da Conceição, o Jardim Suspenso do Valongo, que foi construído pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX para abrigar a Casa da Guarda, o Cemitério dos Pretos Novos, onde foram enterrados de 20 a 30 mil homens e mulheres que não sobreviveram à viagem forçada, as Docas Dom Pedro II, o Museu Pretos Novos, o Cais do Valongo e a região onde ocorreu a Revolta da Vacina.