VÍNCULO 1566 – O presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, estará em Brasília no dia 1º de novembro em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Em pauta: a destinação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Em ofício enviado a Luiz Marinho solicitando a audiência, a AFBNDES cumprimentou o ministro pela defesa da manutenção das verbas constitucionais do FAT para os fins originalmente determinados pela Carta Magna de 1988 – “causa que postulamos já de longa data e que não tem tido a atenção merecida dos últimos governos e sequer do Congresso Nacional”.
A Associação escreve ainda que compartilha com o ministro dos mesmos temores em relação ao sistemático sucateamento do FAT – “fundo tão importante para os trabalhadores e também para o financiamento de políticas públicas e projetos estruturantes para o país através BNDES, um dos maiores bancos de fomento do mundo”.
A AFBNDES ressalta a urgência do tema em função da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.
“Acrescentamos que a AFBNDES já desenvolve algumas ações no sentido de criar um ambiente favorável, no Parlamento e na imprensa, para a garantia dos avanços obtidos pela Constituição e, ao mesmo tempo, para interromper práticas danosas ao sistema de seguridade e de fomento ao desenvolvimento econômico. Além de compartilhá-las com Vossa Excelência, gostaríamos de ouvir sua avaliação sobre o tema e, quem sabe, estabelecer estratégias para um movimento que possa agregar outras forças sociais. Enfim, a AFBNDES deseja se colocar à disposição para colaborar nesta luta que, sabemos, não será fácil, mas que é antes de tudo necessária aos trabalhadores e a toda a sociedade”, concluiu a entidade.