A Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) foi homenageada pela Administração do BNDES na última terça-feira, 20 de junho, dia em que a instituição de fomento completou 71 anos de história.
Em cerimônia no Teatro Arino Ramos Ferreira, o presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, recebeu, em nome da entidade, quadro com a famosa “foto dos crachás” e uma mensagem de reconhecimento: “Agradecemos à Associação de Funcionários do BNDES (AFBNDES) por suas ações em defesa da instituição e contribuições ao desenvolvimento do país”.
A foto dos crachás retrata um episódio traumático na vida benedense: as conduções coercitivas realizadas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Bullish em 12 de maio de 2017, uma sexta-feira, quando 37 empregados, incluindo uma colega grávida de 39 semanas, foram vítimas do procedimento injustificado. A truculência do caso resultou em movimento espontâneo de solidariedade aos colegas de trabalho, que repercutiu nos principais veículos de comunicação do país e junto à opinião pública. O BNDES é uma instituição séria e os empregados fizeram questão de demonstrar na ocasião, empunhando seus crachás, que sempre tiveram orgulho de fazer parte dela.
A AFBNDES também teve presença ativa no coquetel ocorrido nos jardins do Banco no final da tarde de terça-feira (20). Os pontos de bebida ficaram sob a responsabilidade da Associação, assim como a contratação do excelente quarteto musical comando pelo músico Rodrigo Lessa, com muito chorinho em repertório de primeira qualidade.