A seção Opinião do VÍNCULO é um espaço aberto a manifestações de todos os associados da AFBNDES, sem distinção.
O objetivo da página é estimular o compartilhamento de reflexões dos empregados e aposentados, estimular o debate na Casa. Os temas são todos aqueles que interessarem à nossa comunidade: as questões trabalhistas e previdenciárias do Banco, as realizações do BNDES, a economia brasileira, os desafios do desenvolvimento econômico do país. Tais temas têm sido recorrentes nas contribuições que recebemos. Mas o espaço está aberto para muito mais: reflexões políticas sobre questões nacionais e internacionais, temas associados à cultura, toda a agenda de temas da diversidade etc.
Em resumo, os assuntos permitidos são tão variados e amplos quanto os que interessarem à comunidade benedense.
As opiniões expressas nesses artigos deveriam refletir a diversidade de opiniões existentes no BNDES. De forma nenhuma sua publicação segue qualquer critério de aprovação ou compromisso com as opiniões emitidas pela direção da entidade. A Diretoria da Associação possui o editorial do VÍNCULO para se pronunciar.
Apostando nisso, a Diretoria da AFBNDES convida você, caro associado, a ocupar esse espaço com suas certezas e interrogações – e a disposição de dialogar com os demais colegas benedenses.
A necessidade de se expressar e dividir suas visões com os demais colegas é todo dia demonstrada nas publicações em diferentes grupos de zap dos empregados do Banco. É nossa visão que muitos colegas subestimam a utilização do VÍNCULO para se expressarem. Talvez exigindo um pouco mais de trabalho do que o simples registro num grupo de zap, escrever em nosso jornal significa registrar sua posição num espaço que tem tradição e alcance sem paralelo dentro do BNDES. Sem falar na perenidade do registro de um posicionamento permitida pelo VINCULO.
Finalmente, sobre as restrições. Nosso jornal não está aberto, obviamente, a ataques pessoais, ofensas deliberadas, incitação ao ódio, propagação de discriminações e outras formas de expressão de incivilidade. Não tem sido trabalhoso fazer essa filtragem porque esse tipo de contribuição não chega à nossa redação.
Mas um artigo não precisa externar nenhum desses pecados para incomodar, ofender ou ser reprovado por uma parcela ou pela maioria dos leitores benedenses. No combate a questões mais sutis o melhor remédio, o que faz melhor para a democracia, é o confronto de ideias, a crítica, o debate, e não a censura.
Por fim, o VÍNCULO é um espaço dedicado a ideias variadas, que guardem respeito à inclusão, à diversidade, ao debate democrático, ao confronto de ideias plural, legítimo e honesto, sem preconceito e agressões de nenhuma espécie.