Lançado neste mês de junho, “A inserção do Brasil no século XXI e seu desempenho macroeconômico” é o título do 1º Relatório de parceria entre o Corecon-RJ e o Centro Internacional Celso Furtado. A iniciativa conta com a participação de economistas de várias instituições e marca os primeiros passos na criação de uma rede institucionalizada de pesquisadores ligados a universidades de todo o país.
O Relatório trata do desempenho da economia brasileira no primeiro semestre de 2023, inicia uma análise do mercado de crédito e seus possíveis impactos macroeconômicos e finaliza com um exercício de previsão para o crescimento do PIB no corrente ano.
“Abre-se, com esta publicação, um novo canal de comunicação entre economistas, instituições públicas e privadas e público em geral, que pretende ampliar o espaço de discussão incorporando abordagens que, muitas vezes, estão ausentes do debate público. Acreditamos que é nossa obrigação ajudar na ampliação do debate de ideias, fundamental para que o Brasil possa ingressar numa trajetória virtuosa de aceleração do crescimento com redução da desigualdade e eliminação da pobreza extrema, levando em conta os desafios ambientais que se impõe aos governos de todo mundo”, destacam os coordenadores do projeto.
Para acessar o Relatório, clique aqui.