
VÍNCULO 1633 – O segundo episódio do podcast “Crise Climática e uma só Saúde – Informação e Conhecimento”, fruto de parceria entre a Fiocruz e a Embrapa, está no ar, abordando o tema: “Desinformação em Tempos de Crise: Por que as Fake News aumentam em momentos de emergência?”. A iniciativa busca ampliar o debate sobre os desafios impostos pela crise climática e a necessidade de um olhar integrado para a saúde humana, animal e ambiental.
Com gravação realizada nos estúdios da Unisinos, em Porto Alegre, o episódio reúne especialistas para discutir como a desinformação se propaga, especialmente em momentos de emergência, e quais são seus impactos na saúde pública e na resposta a desastres. Entre os participantes estão Diêgo Lôbo (ONU), Eloisa Loose (UFRGS) e Jorge Duarte (Embrapa), além da participação fixa da neurocientista Mellanie Dutra (UNISINOS).
Os apresentadores Gustavo Buss e Marcelo Frey, da Rede Saúde Única (RSU/Fiocruz), conduzem a discussão, destacando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a desinformação como uma das maiores ameaças à saúde global. Durante o episódio, são analisados exemplos de como notícias falsas impactaram a resposta à pandemia de Covid-19, incentivando o uso de tratamentos ineficazes e minando a confiança nas vacinas e nas autoridades de saúde.
Para acessar o podcast, clique aqui.