VÍNCULO 1625 – Divulgada na segunda-feira (6), pesquisa da Genial/Quaest mostra que 86% dos brasileiros desaprovam as invasões do 8 de janeiro de 2023 e 7% aprovam. Outros 7% não sabem ou não responderam. O levantamento contou com 8.598 entrevistas, entre os dias 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, a rejeição é uniforme em todas as regiões do país, abrangendo diferentes faixas de renda, níveis de escolaridade e idades. Não há diferença significativa entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), grupos em que houve desaprovação de 85% e 88% às manifestações, respectivamente.
Para o diretor do instituto, Felipe Nunes, a rejeição dos brasileiros aos atos de 8 de janeiro representa a resistência da democracia.
Questionados se Bolsonaro teve algum tipo de influência na organização do 8 de janeiro, 50% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 39% afirmam que não. Outros 11% não sabem ou não responderam.
Além disso, 48% dos brasileiros veem Bolsonaro como participante de um plano de tentativa de golpe de Estado, em contraste com 34% que não compartilham dessa visão.
► Leia também…
8 de Janeiro: atos celebram democracia e fortalecimento das instituições brasileiras/Agência Senado