VÍNCULO 1585 – A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançou em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a cartilha “Avançamos juntas!”. O texto enumera as principais conquistas alcançadas pelas bancárias nos últimos vinte anos, lembra da luta pela igualdade salarial e traz orientações sobre o canal “Basta! Não irão nos calar!”, de assessoria jurídica a mulheres em situação de violência. O canal Basta!, do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, pode ser acessado pelo WhatsApp 21-99975-5611.
A cartilha faz parte também da Campanha Nacional Unificada de 2024, listando várias conquistas específicas obtidas pelas bancárias e que passaram a fazer parte da Convenção Coletiva de Trabalho. Além destas conquistas, todas as demais foram acrescentadas à CCT graças à participação decisiva das mulheres.
“Estamos em ano de renovação da CCT. Então, com esse material buscamos lembrar nossas colegas e nossos colegas sobre as conquistas que obtivemos por conta da unidade e organização sindical. Na cartilha, indicamos também que precisamos avançar ainda mais, especialmente na questão da igualdade salarial e de oportunidade entre os gêneros”, destacou a presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
“Além de reforçar nossa história de conquistas e apontar para a continuidade da luta por igualdade salarial, usamos a cartilha para ampliar a informação a respeito de um projeto fundamental e que salva vidas”, frisou Fernanda Lopes, diretora da Secretaria da Mulher da Contraf-CUT, lembrando o canal “Basta! Não irão nos calar!”.
Para acessar a cartilha, clique aqui.