VÍNCULO 1612 – A mobilização nacional pelo Feminicídio Zero esteve presente no Maracanã, no último domingo (15), quando houve o clássico entre Flamengo e Vasco, acompanhado por 63 mil torcedores e torcedoras. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acompanhou a partida válida pelo Campeonato Brasileiro, junto das deputadas federais do Rio de Janeiro Benedita da Silva e Jandira Feghali e da diretora de Conteúdo e Programação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Antônia Pellegrino.
Uma faixa com o slogan “Feminicídio Zero – Nenhuma Violência contra a Mulher Deve ser Tolerada” e a divulgação do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher foi exibida pelos jogadores e gandulas. O vídeo da campanha também foi exibido no telão antes e durante o intervalo da partida.
“A mobilização pelo Feminicídio Zero chegar a um clássico do Rio de Janeiro no estádio do Maracanã é um marco. Com a ação de hoje, conseguimos impactar as pessoas com mensagens importantes de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Nosso objetivo é despertar em cada torcedor e cada torcedora a necessidade de que devem tomar uma atitude quando virem uma situação de violência acontecer, não aceitar que o amigo seja violento, não julgar a mulher que está passando por isso e buscar ajuda nos canais de atendimento que estamos divulgando aqui, o Ligue 180, quando quiser buscar informações sobre direitos e serviços, ou o 190, da Polícia Militar, quando for uma emergência”, afirmou Cida Gonçalves.
“Além disso, sabemos que o futebol ainda é um ambiente majoritariamente frequentado por homens. Esse cenário tem mudado, mas ainda temos desafios para enfrentar essa desigualdade. E nós precisamos ter os homens como aliados, não conseguiremos enfrentar o problema da violência de gênero sem dialogar com os homens”, complementou a ministra.
A campanha “Feminicídio Zero” foi lançada pelo Ministério das Mulheres em agosto, mês que marcou o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha.