
VÍNCULO 1599 – O Comando Nacional dos Bancários entregou, na terça-feira (18), a minuta de reivindicações da categoria à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento servirá de base para a Campanha Nacional de 2024, que visa renovar a Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários.
A minuta entregue à Fenaban seguiu uma série de processos até sua conclusão, passando por conferências regionais e estaduais. Também foi elaborada com base na Consulta Nacional dos Bancários, que teve a participação de quase 47 mil bancários. O documento foi ainda submetido à aprovação na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e em assembleias realizadas em todo o país, com aprovação de mais de 95% dos votantes.
A coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, reforçou que, na mesa de negociação, além das reivindicações por aumento real de 5% (inflação + 5%), valorização do vale alimentação e aumento da PLR, os trabalhadores pedirão a manutenção dos empregos, a igualdade salarial entre homens e mulheres, o combate ao assédio (moral e sexual) e políticas de saúde, destacando, em relação a este último ponto, a pressão por metas que tem relação direta com o aumento de casos de adoecimento na categoria.
► Calendário das negociações
– Junho: 26 de junho
– Julho: 2, 11, 19 e 25 de julho
– Agosto: 6, 13, 20 e 27 de agosto