VÍNCULO 1599 – A socióloga Adriana Marcolino assumiu este mês a diretoria-técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O até então diretor, Fausto Augusto Júnior, deixou o instituto para compor a presidência do Conselho Nacional do Sesi a pedido do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Com a nova composição, o Dieese passa a ter duas mulheres no comando principal. Na presidência, a sindicalista Maria Aparecida Faria, dos Servidores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo, e agora na diretoria-técnica Adriana Marcolino, que é socióloga e doutoranda em Sociologia do Trabalho na Universidade São Paulo (USP).
Embora o cargo seja novo, a história de Adriana no Dieese é longa e consistente. A socióloga chegou ao instituto em 1998. Durante vários anos atuou na assessoria de ponta, nas subseções em entidades de classe.
Nos últimos 10 anos e até 2022, seu trabalho se concentrou principalmente junto ao Fórum das Centrais Sindicais, colaborando na elaboração da plataforma das Centrais, na construção da Pauta Unitária e também no encaminhamento de propostas de âmbito nacional.
Um dos objetivos e principais trabalhos da diretoria-técnica é garantir que aquilo que é dialogado com o movimento sindical se desdobre em pesquisas e propostas do instituto, e também do centro de formação.
Adriana Marcolino deu entrevista ao site da Central Única dos Trabalhadores. Confira aqui.