VÍNCULO 1622 – “A invisibilidade é o retrato do capacitismo”. Com esse mote, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou na terça-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, campanha virtual para combater o capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiências. Intitulada “Estou aqui”, a ação buscará romper o ciclo de exclusão enfrentado por milhões de brasileiros com deficiência.
O objetivo é sensibilizar a população a partir das perspectivas de quem vivencia o capacitismo, promovendo a reflexão e incentivando mudanças de comportamento, com o intuito de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
“No Brasil, há aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com deficiência, representando cerca de 9% da população. Contudo, os desafios enfrentados por essa parcela significativa da sociedade são profundos, evidenciados por dados preocupantes. Apenas 25,6% concluíram o ensino médio e 29% estão no mercado de trabalho, em comparação com 66% da população sem deficiência no ambiente laboral”, destaca o MDHC.
Entre as ações a serem desenvolvidas estão a produção de conteúdo educativos e de sensibilização; postagens nas redes sociais, abordando temas como nomenclatura, tipos de capacitismo e direitos das pessoas com deficiência, culminando no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro); além da articulação com influenciadores e veículos de imprensa, ampliando, assim, o alcance da mensagem para diferentes públicos.
Confira vídeo da campanha “Estou aqui”.