VÍNCULO 1625 – A exposição “O MST no olhar de Francisco Proner” está em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) até 16 de fevereiro, de terça a domingo, das 11h às 19h. Com curadoria de Evando Salles, a mostra reúne 30 fotos desenvolvidas durante o ano de 2022 pelo fotógrafo Francisco Proner em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Por meio de viagens nas cinco regiões do Brasil, o fotógrafo percorreu diversos territórios históricos da luta pela reforma agrária, recolhendo depoimentos e registros. Desde o lugar onde nasce o MST, em Cascavel (PR), até Eldorado dos Carajás, lugar do massacre de 21 sem-terras em 1996, o fotógrafo visitou assentamentos e acampamentos acompanhando a luta e a resistência camponesa no período pré -eleitoral de 2022.
Proner é fotojornalista freelancer de mídias nacionais e internacionais, entre as quais New York Times, The Washington Post, The Guardian, Le Monde, El Pais. No Brasil seu trabalho é distribuído pela Agencia Farpa.
O CCJF fica na Av. Rio Branco 241, Centro do Rio. Entrada gratuita.