AFBNDES solicitou análise jurídica das Resoluções relacionadas ao novo Plano de Cargos e Salários e pediu à ARH que faça uma apresentação sobre o tema para os empregados
VÍNCULO 1590 – O Banco publicou recentemente no Portal de Normas a Resolução de Diretoria, datada de 03/04/2024, relativa ao Regulamento do Novo Plano de Cargos e Salários do BNDES (NPCS). Segundo o documento, estão assegurados todos os direitos adquiridos aos atuais integrantes do Plano Estratégico de Cargos e Salários (PECS).
Também foi publicada Resolução com o Caderno de Ênfases do Novo PCS, datada de 18/01/2024. Os empregados que ingressarem no Banco em função do próximo concurso público serão enquadrados como Analistas no NPCS, com ênfases diversas, como Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Análise de Sistemas – Cibersegurança, Arquitetura – Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.
A AFBNDES solicitou aos seus advogados análise jurídica das duas resoluções e pediu à Área de Recursos Humanos uma apresentação sobre o Novo PCS.
E-mail – A Diretoria da Associação encaminhou o seguinte e-mail à ARH:
“Tomamos conhecimento da publicação no Portal de Normas das recentes resoluções da Diretoria BNDES que instituem o Novo Plano de Cargos e Salários (NPCS) e suas “ênfases”: Res Dir 4143/2024 – BNDES e Res Dir 4167/2024 – BNDES.
Estando entre nossos objetivos a promoção da defesa dos interesses coletivos e o incentivo à solidariedade no corpo funcional, o surgimento de mais um grupamento diferenciado entre os benedenses está no rol de preocupações da AFBNDES. Surgimento que é um dado da realidade, uma vez que futuros colegas terão acesso a benefícios nos planos de previdência e de assistência à saúde bastante diferentes da maioria do atual corpo funcional.
Assim, respeitosamente, solicitamos à Diretoria que seja realizada uma apresentação do NPCS à Associação o mais breve possível”.
O superintendente da ARH confirmou a apresentação do novo PCS para a representação dos empregados na tarde desta sexta-feira (19).